São Rafael Arcanjo

O nome deste arcanjo (Rafael = “Deus curou”) não aparece nas Escrituras He- braicas.  No Antigo Testamento figura apenas no Livro de Tobias, onde ele pri- meiramente aparece disfarçado de com- panheiro de viagem do jovem Tobias, se denominando “Azarias, filho do grande Ananias”. Durante o curso da viagem, por várias vezes se mostra a proteção do anjo, incluindo a passagem no deserto e o enfrentamento do demônio que já tinha matado sete maridos de Sara. Depois de voltarem e de curar a cegueira do velho Tobit, Azarias chama os dois à parte, e diz:

«Bendizei a Deus e proclamai diante de todos os seres vivos os benefícios que Ele vos concedeu. Bendizei e cantai ao seu Nome. Anunciai a todos os homens, como convém, as obras de Deus. E não vos canseis de Lhe agradecer . É bom manter oculto o segredo do rei, mas é necessário revelar e manifestar as obras de Deus. Praticai o bem, e não vos acontecerá nenhuma desgraça. Vale mais a oração com jejum e a esmola com justiça, do que a riqueza adquirida com a in- justiça. É melhor praticar a esmola do que acumular ouro. A esmola livra da morte e purifica de todo o pecado. Quem pratica a esmola, terá vida longa.Os pecadores e injustos são inimigos de si próprios. Vou revelar-vos toda a verda- de, sem ocultar nada. Já vos expliquei que é bom manter oculto o segredo do rei, mas as obras de Deus devem ser proclamadas publicamente. Quando tu e Sara rezáveis, era eu que apresentava as vossas súplicas diante do Senhor glo- rioso. A mesma coisa eu fazia quando sepultavas os mortos. Quando não tiveste dúvidas em deixar a refeição, para ires esconder um morto, eu fui mandado pa- ra provar a tua fé. Da mesma forma, fui mandado para te curar, a ti e a Sara, tua nora. Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre prontos para en- trar na presença do Senhor glorioso»
(Tobias 12: 6-15).

Sobre as funções atribuídas a Rafael não temos mais do que sua declaração para Tobias de que enquanto Tobias orava e enterrava os mortos, Rafael oferecia suas orações para o Senhor, que o enviou para curá-lo de sua cegueira e salvar Sara, esposa de seu filho, do demônio.

A categoria Judaica dos arcanjos é reconhecida no Novo Testamento mas ape- nas Gabriel e Miguel têm o nome mencionado. Muitos comentadores, no entan- to, indentificam Rafael como “o anjo do Senhor” mencionado em João 5-4. Esta conjectura é baseada no significado do nome e no papel de cura atribuído a Rafael no Livro de Tobias.

Padroeiro: cegos, médicos, farmacêuticos, doenças dos olhos, anjos da guarda, encontros felizes, amor, amantes, enfermeiras, pastores, viajantes e jovens.

Oração:

Glorioso Arcanjo São Rafael, que vos dignastes tomar a aparência de um simples viajante, para vos fazer o protetor do jovem Tobias; ensinai-nos a viver sobre-naturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres. Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno.

Ensinai-nos a viver neste espírito de fé, que sabe reconhecer a misericórdia Di- vina em todas as provações, e as utilizar para a salvação de nossas almas. Obtende-nos a graça que vos peço (faça o pedido), de inteira conformidade à vontade Divina, seja que ela nos conceda a cura dos nossos males, ou que recuse o que lhe pedimos.

São Rafael, guia protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao Céu.

Assim seja.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s