Paixão de Cristo através de Johann Sebastian Bach

Há informações que atestam que  na liturgia luterana, era habitual cantar-se, na Semana Santa, a narrativa bíblica da Paixão de Cristo segundo o texto de cada um dos quatro evangelistas e foi assim que Bach compôs música para as quatro Paixões, dedicando-se em especial aos textos de São Mateus, para o Domingo de Ramos, e de São João, para a Sexta-Feira Santa. Este é um forte elemento pro- batório para que se poste esta importante obra da história da arte.

Um pouco sobre a obra Paixão segundo São Mateus:

Paixão Segundo São Mateus BWV 244 (em latim: Passio Domini nostri Jesu Christi secundum Evangelistam Matthaeum), conhecida na Alemanha pelo nome de Matthäuspassion, é um oratório de Johann Sebastian Bach, que re- presenta o sofrimento e a morte de Cristo segundo o Evangelho de São Mateus, com libreto de Picander (Christian Friedrich Henrici). Com uma duração de mais de 2 horas e meia (em algumas interpretações, mais de 3 horas) é a obra mais extensa do compositor. Trata-se, sem dúvida alguma, de uma das obras mais importantes de Bach e uma das obras-primas da música ociden- tal. São esta e a Paixão Segundo São João (apresentada abaixo)as únicas Pai- xões autênticas do compositor conservadas em sua totalidade. A Paixão segun- do São Mateus consta de duas grandes partes constituídas de 68 números, em que se alternam coros(5), corais, recitativos, ariosos e árias.

Mais informações ver: Wikipedia.

Duas apresentações online: Parte1Parte2, Parte3Parte4Parte5Parte6Parte7Parte8,
Parte9Parte10,Parte11Parte12Parte13Parte14Parte15Parte16,
Parte17,Parte18, Parte19, Parte20, Parte 21, Parte22

PARTE I, PARTE II

Texto e traduçãoPASSIO SECUNDUM MATTHAEUM

 ——————————————————————–

Um pouco sobre a obra Paixão segundo São João:

Paixão segundo São João, BWV 245(em latim: Passio Domini nostri Jesu Christi   secundum   Evangelistam   Ioannem ),  conhecida  na  Alemanha  por  Johannespassion, é um oratório sacro de Johann Sebastian Bach. A peça foi composta em Leipzig, no inverno que precedeu a sexta-feira santa de 1724. A o- bra é uma representação dramática do texto contido no Evangelho de João, emoldurada por dois corais (abertura e final) e dramatizada de forma reflexiva em recitativos, corais, ariosos, e arias. Comparada com a Paixão segundo São Mateus, a Paixão segundo São João tem sido descrita como mais extravagante, com um andamento expressivo, às vezes desenfreado e menos “acabado”.

Mais informações: Wikipedia.

Duas apresentações online:
Parte1Parte2Parte3Parte4Parte5Parte6Parte7Parte8, Parte9Parte10,Parte11Parte12Parte13Parte14Parte15

PARTE I, PARTE II

Texto e tradução: PASSIO SECUNDUM JOHANNEM

 ——————————————————————–

CDs para baixar:

Para conhecer mais sobre Bach e suas obras:

Quem aprende a tocar Bach pode tocar qualquer música. Esse mito popular vivo entre os músicos é apenas uma pequena mostra da grandeza do trabalho do com- positor alemão Johann Sebastian Bach. Gênio da matemática, ele também foi uma figura excêntrica –assim como sua arte, dificílima. Era obstinado em com- binar as melodias da música e, graças a sua técnica, dominou como ninguém a ci- ência da composição em prol da harmonia perfeita.

[…]

Depois de vários anos trabalhando nas cortes alemãs, em 1723, Bach retornou as suas origens e mudou-se para Leipzig, onde assumiu o posto de organista e pro- fessor da igreja de São Tomas. Totalmente voltado à obra de Deus, consta que nos primeiros anos passados em Leipzig deixou de produzir música “profana” e passou a escrever exclusivamente concertos religiosos. Seus historiadores con- tam que, nessa época, Bach compôs uma quantidade prodigiosa de música ecle- siástica, entre elas duas de suas maiores obra-primas: Johannespassion (Paixão segundo São João, 1723) e Matthauspassion (Paixão segundo São Mateus, 1729).

O gênio da ciência musical não acumulou riquezas, e trabalhou até os últimos di- as de vida para prover o seu sustento e dos entes queridos. Cercado por sua fa- mília, Bach morreu completamente cego no dia 28 de julho de 1750. Consta-se que, em seu leito de morte, ele tenha ditado ao genro Altnkiol sua última obra: Senhor, eis-me diante do Teu Trono, que foi executada em seu funeral. Bach está enterrado num sepulcro sem marca na igreja de São Tomas.

*  Coleção FOLHA
*  http://www.bach-cantatas.com/
*  Pqp Bach
*  Wikipedia
*  http://www.jsbach.org/ (em inglês)
*  Ouvindo suas obras
*  Canal Bach Harmony – YouTube

“O único fim, o único objetivo de toda música
é o louvor a Deus e a recreação da alma.
Quando isso se perde de vista,
não pode haver mais verdadeira música,
restam somente ruídos e gritos infernais.”

Johann Sebastian Bach

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s