Os Mandamentos de Deus

O 1° mandamento é: “Amarás o Senhor teu Deus com toda a tua força e com toda a tua alma“. Mas para que os mandamentos do Senhor tenham efei- to na nossa vida, nós precisamos ouvir a voz e a vontade de Deus. É necessário ouvirmos, pois a Palavra de Deus é luz para nossos passos, é libertação. E quem quer ser liberto precisa ouvir a vontade de Deus. E quem ouve a Palavra de Deus é semelhante a um homem sábio. Quando entramos em uma livraria, vemos que as prateleiras estão lotadas de livros de “auto-ajuda”-  todos estão procurando a- juda – mas, na verdade, eles estão procurando sabedoria.

E o homem sábio é aquele que firma a sua casa no Senhor. A Palavra de Deus realiza a sua eficácia porque a ouvimos. Você só será feliz se você praticar a Palavra de Deus. Ouvindo a Palavra de Deus, precisamos ter a intenção de pra- ticá-la.

Existe uma passagem bíblica que diz que um pai tinha dois filhos. Ele chamou o primeiro e disse: “Filho vai trabalhar na vinha“.E o filho respondeu dizendo que sim, mas não foi. O pai chamou o segundo, mas esse respondeu que não, mas no final acabou indo. Qual deles obedeceu ao pai? O segundo, porque fazer a vonta- de do Pai, muitas vezes não implica fazê-la com a boca, mas obedecer com o co- ração.

Mestre, que devo fazer de bom para alcançar a vida eterna?

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentosDisse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não co- meterás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
(Mateus 19: 16-22)

Vemos que a primeira coisa que temos que reconhecer é que Deus é bom, que Deus é amor. A única razão que justifica estarmos aqui é que Deus é bom. E por Ele ser bom e te amar demais, Ele te trouxe até aqui para te agraciar.

Compreenda melhor os mandamentos, com Prof. Felipe Aquino:

Introdução
1º –  Amar a Deus sobre todas as coisas
2º –  Não tomar o seu Santo Nome em vão
3º –  Guardar domingos e festas de guarda
4º –  Honrar pai e mãe
5º –  Não matar
6º –  Não cometerás adultério
7º –  Não roubar
8º –  Não levantar falso testemunho
9º –  Não desejarás a mulher do teu próximo
10º- Não cobiçar as coisas alheias

Estes dez mandamentos resumem-se em dois:

«Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior e o primeiro dos mandamentos. E o segundo é semelhante ao primeiro: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a Lei e os Profetas.»
(Mt 22: 37-40)

Para melhor compreendê-los, acesse o Catecismo da Igreja Católica e o Wiki Canção Nova.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s