Objetivo do Blog

Bem-vindo ao Blog! Qual é o nosso objetivo aqui? Bem, o nome já diz:  Na Busca pela Verdade. Nós cristãos, já sabemos onde encontrá-la, em Jesus Cristo (nosso caminho, verdade e vida), que através de Sua morte em cruz venceu o pecado e proporcionou a vida eterna para cada pessoa que escolhe aceitar o Seu dom gra- tuito da Salvação. Então para encontrarmos a Verdade precisamos nos aproxi- mar de Nosso Senhor. E para isso precisamos  buscar a Palavra de Deus. Com es- se fim, Santo Tomas de Aquino nos apresenta verbos fundamentais: escutar, crer, meditar, comunicar, realizar.

A escuta atenta da Palavra de Deus  é um meio privilegiado para adquirir o amor de Deus, porque o número de benefícios que Deus concede é eminentemente a- dequado para despertar em nós este amor. Mas devemos lembrar sempre que e- xistem dois caminhos para o conhecimento da verdade: Uma que se obtém pela graça (provém de Deus), a outra que se obtém mediante a natureza (experiências de Deus vividas). Aquela que se obtém pela graça desdobra-se também: uma que é especulativa, como quando alguém recebe o conhecimento dos segredos divi- nos por revelação; a outra que é afetiva e produz o amor de Deus, e esta é um dom do Espírito Santo. Para obter esta graça de Deus é necessário pedir: se a al- gum de vós falta sabedoria, pedi-a a Deus que a todos dá generosamente e sem recriminações, e lhe será dada (Tg 1, 5). Rezemos a Cristo que quer concedê-la.

O próprio São Tomás escreve que: “Sicut enim maius est illuminare quam lucere solum, ita maius est contemplata aliis tradere quam solum contemplari” (“As- sim como é mais o iluminar do que somente luzir, assim, é mais transmitir aos outros o fruto da contemplação do que somente contemplar” , Suma Teológica, IIa IIae, q. 188, a. 6). Ele nos diz que não se pode contemplar (ou seja, aplicar voluntariamente o entendimento aos dogmas sobre a divindade com o desejo vivo de gozar das grandes verdades nelas contidas ) sem procurar fazer partici- par os outros, se não se ama a verdade e não se a procura. Nem todos podem, porém, ir sozinhos muito avante no conhecimento da verdade. Para isso, é neces- sária uma circulação de conhecimento e experiência, uma comunhão de espíri- to. Está aqui também a raiz do empenho de divulgar o saber adquirido. E é esse exatamente o objetivo deste Blog!

2 Respostas para “Objetivo do Blog

  1. Disse Jesus a Tomé: Porque me viste, creste;
    bem-aventurados os que não viram e creram.

    (João 20:29)

  2. Faço minhas as palavras de São Bernardo de Claraval:

    “Se me abstivesse de falar, pela minha boca condenar-me-ia. Mas o que acontece se eu falar? Também neste caso, corro o mesmo risco, o de ser condenado pela minha própria boca: por pregar e não praticar o que prego. Ajudai-me, pois, com vossas orações, para que eu possa sempre falar o que é necessário e, com minha conduta, praticar o que prego.”

    (Sermão sobre o conhecimento e a ignorância.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s