Orações

Por acaso não sabe como, o porquê e quando orar, como também os efeitos de sua oração? Acho que posso ajudá-lo apresentando-lhe o maravilhoso “Sermão de Santo Tomás de Aquino sobre a oração” ; a bela palestra do Padre Paulo Ricardo: “Qual o valor da Oração?” ; o artigo claríssimo “Pedir, suplicar, insistir,…” de Dom Henrique Soares da Costa; e por fim, relembrando as perfeitas palavras de Nosso Salvador:

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação;
na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca
.”
(Mateus 26:41)

Como também a Palavra de Deus por seus discípulos:

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação,
perseverai na oração
;
(Romanos 12:12)

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”
(Tiago 5:16)

Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber,
e tê-las-eis. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas
.”
(Marcos 11:24-26)

Convencido da importância que tem orar? Pois bem, apresento então aqui uma relação de belas orações para diferentes momentos de nossas vidas. A cada dia, buscarei adicionar uma nova para que “perseveremos em oração, velando nela com ação de graças” (cf. Colossenses 4:2). Começo, é claro, com a oração que Jesus nos ensinou (cf. Lucas 11:2-4), a mais importante de todas, com cada trecho linkado para os posts que contém os respectivos comentários de Santo Tomás de Aquino.

A oração que jesus nos ensinou

Pai nosso, que estás nos céus,
santificado seja o teu nome;

venha a nós o teu reino;
seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.

Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
E perdoa-nos os nossos pecados,
pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve,

e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal.
Amém!

os salmos

Em segundo lugar apresento a página “Salmos da Bíblia” onde poderá contemplar os mais belos poemas de louvor e adoração a Deus.

“… enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai,
em nome de nosso Senhor Jesus Cristo
;”
(Efésios 5:18-20)

liturgia das horas

A Liturgia das Horas (também chamada Ofício Divino) é a oração pública e comunitária oficial da Igreja Católica. A palavra ofício vem do latim “opus” que significa “obra”. É o momento de parar em meio a toda a agitação da vida e recordar que a Obra é de Deus. Consiste basicamente na oração quotidiana em diversos momentos do dia, através de Salmos e cânticos, da leitura de passagens bíblicas e da elevação de preces a Deus. Com essa oração, a Igreja procura cumprir o mandato que recebeu de Cristo, de orar incessantemente (cf. 1Ts 5:17 ), louvando a Deus e pedindo-Lhe por si e por todos os homens.

Para saber mais sobre a Liturgia das Horas, leia “A Instrução Geral sobre a Liturgia das horas“, ou acesse a página liturgiadashoras.org; e com mais detalhes, uma dissertação de mestrado sobre a Liturgia das Horas – pdf.

orações:

  • …em breve uma nova oração! 😉

Não sereis tentados, nem vos perdereis, se sempre vos recordardes de Cristo em vossas orações.” (Hipólito de Roma)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s