Curso de Bíblia – PARTE I

No geral, as pessoas quando estão começando uma aproximação com Deus, e querem saber mais sobre a Palavra, sentem-se confusas, e tem dificuldades em compreender como ler a Bíblia, em que ordem, qual escolher, como ela esta es- truturada, como foi escrita, como foram feitas suas traduções para o português, entre outras coisas.
Para poder ajudar meus irmãos, começo aqui uma série de posts, que de maneira simples, apresentarão as informações fundamentais a saber sobre a Bíblia. Uso como fonte um Curso de Bíblia da Diocese de Itabira, o Portal dos Capuchinhos e diversas versões da Bíblia (descreverei cada uma no último post).

As Sagradas Escrituras (Bíblia) podem dar-lhe a verdadeira sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo (2 Tm 3:15).

  • Introdução

Hoje qualquer pessoa tem acesso ao Livro mais famoso do mundo: a Bíblia Sa- grada. Ela já foi traduzida para todas as línguas (aproximadamente em 1685 idi- omas). A Bíblia foi escrita por partes e em diversas etapas. Começou a ser escri- ta, mais ou menos, pelo ano 1250 antes de Cristo (no tempo de Moisés) quando o faraó Ramsés II governava o Egito. A última parte da Bíblia foi escrita no final da vida do evangelista e apóstolo São João, por volta do ano 100 d.C. . Portanto, foram necessários 1350 anos para a Bíblia ser escrita. O Museu Britânico e a Bi- blioteca do Vaticano guardam as cópias mais antigas da Bíblia.

  • Bíblia, o Livro inspirado por Deus

A Sagrada Escritura é o conjunto dos livros escritos por inspiração divina, nos quais Deus se revela a si mesmo e nos dá a conhecer o mistério da sua vontade. Divide-se em duas grandes seções: Antigo Testamento, que contém a revelação feita por Deus antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo;  Novo Testamento, que contém a revelação feita diretamente por Jesus Cristo e trans-mitida pelos Apóstolos e outros autores sagrados.

O principal Autor da Bíblia é DEUS. Os escritores sagrados (homens) registra- ram suas experiências de fé e de vida, inspirados por Deus. Antes desses Livros serem registrados – TRADIÇÃO ESCRITA – tais experiências eram passadas oralmente de geração em geração – TRADIÇÃO ORAL.

Toda a Escritura é inspirada por Deus
e útil para ensinar e para convencer, para corrigir
e para educar na justiça, a fim de que o homem
de Deus seja perfeito e preparado para as boas obras.”
(2 Tm 3, 16-17)

HAGIÓGRAFO: é aquele que escreve a Palavra de Deus. Ele é inspirado pelo Es- pírito Santo. Quando falamos em Livros Inspirados, entendemos aqueles Livros que formam a Bíblia Sagrada.

  • A Sagrada Escritura, Palavra de Deus aos homens

Deus falou aos homens através de outros homens por Ele escolhidos para esse fim, mas sobretudo por meio de seu Filho, Jesus Cristo (Heb 1,1-2). Desse mo- do, a Palavra de Deus tornou-se linguagem humana sem deixar de ser Palavra de Deus, assim como o Filho de Deus se fez homem sem deixar de ser Deus; e sujei-tou-se, tal como Ele, às limitações e condicionamentos da palavra humana, exce- to no erro formal. Tais condicionamentos são:

Condicionamentos de tempo: Os livros da Bíblia são fruto do seu tempo. Por isso, se quisermos entender a mensagem de Deus, temos de conhecer o tem- po e as circunstâncias históricas em que foi escrito cada um deles.

Condicionamentos de espaço: Os livros da Bíblia nasceram em vários luga- res geográficos, cada qual com o seu ambiente próprio: uns na Palestina, outros no mundo helênico e outros no Império Romano. E um livro também é filho do meio em que nasceu.

Condicionamentos de raça: Os livros da Bíblia procedem quase todos do po- vo semita, mais concretamente do povo judeu, que tem um modo de pensar e de se exprimir muito diferente do nosso. É preciso conhecê-lo, para entender a Pa- lavra de Deus.

Condicionamentos de cultura: Os livros da Bíblia são obra de muitos auto- res com mentalidade e cultura diferentes, às vezes distanciados entre si por vá- rios séculos. Tudo isso marcou a Bíblia e deve ser tido em conta, pois os autores sagrados, embora escrevessem sob inspiração de Deus, não foram privados da sua personalidade.

  • Inspiração da Sagrada Escritura

A Inspiração é o que caracteriza e essen-cialmente distingue a Bíblia de todos os ou- tros livros humanos. Acreditar na Inspira- ção da Sagrada Escritura foi sempre um dogma de fé para os Judeus e para a Igreja. Os Judeus dividiam a Bíblia em três partes: a Lei (Torá), que era considerada a Palavra de Deus por excelência; os Profetas (Nebiîm), que falaram em nome de Deus; e os Escritos (Ketubîm), formando todos juntos os «Livros santos» (1 Mac 12,9). Jesus Cristo e os Apóstolos citaram-nos como Palavra de Deus (Atos 1,16; 4,25). Mas São Paulo e São Pedro é que nos transmitem os dois textos clássicos sobre esta verdade. Paulo diz: «Toda a Es- critura é divinamente inspirada» (2 Tm 3,14-17); e Pedro afirma: «Mas sabei, antes de mais, que nenhuma profecia foi proferida pela vontade dos homens. Inspirados pelo Espírito Santo, é que os homens santos falaram em nome de Deus» (2 Pe 1,21).

  • A verdade da Sagrada Escritura

A verdade da Bíblia é a consequência imediata da Inspiração. Com efeito, se Deus é o autor da Bíblia, se toda ela é obra do Espírito Santo, não pode conter qualquer afirmação que vá contra a verdade e a santidade do mesmo Deus. No entanto, não podemos buscar na Bíblia qualquer verdade, mas só a que interessa à salvação do homem, ou seja, a verdade religiosa, e só aquela que Deus, causa da nossa salvação, quis que fosse registrada nas Escrituras. Trata-se de uma verdade não puramente especulativa, mas concreta, que não se dirige a- penas à inteligência, mas ao homem todo; uma verdade que é preciso descobrir através dos muitos e variados gêneros literários; uma verdade progressiva, reve- lada por etapas, obedecendo à pedagogia de Deus em relação aos homens; uma verdade que está em toda a Bíblia e não apenas num livro ou num texto isolado. Por isso, a verdade dos textos sagrados só resulta da totalidade da Bíblia, como a santidade da Igreja resulta do conjunto dos batizados e não de cada um individu- almente.

Em breve apresento a PARTE II  (organização e formação da Biblia, como manusear e qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia “protestante”).

Deixe um comentário